CURSO OPERACIONAL

Piloto da FAB é a primeira a concluir o Curso de Pilotagem Tática do Exército

Formatura de capacitação de militares aconteceu na sexta-feira (08/12)
Publicada em: 26/12/2023 15:00
Imprimir
Fonte: 7°/8° GAV, por Tenente Marins
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Manaus (BAMN) foi pioneira ao ter a primeira Oficial Aviadora a concluir o Curso de Pilotagem Tática 2023 (CPT 2023), ministrado pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAVEx). A formação tem destaque, tanto para o Exército Brasileiro (EB) quanto para a Força Aérea Brasileira (FAB), pois a Tenente Aviadora Mariana de Bustamante Fontes, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) - Esquadrão Harpia, é a primeiro piloto mulher neste curso operacional.

A turma, que teve sua formatura no dia 08/12, contou com dois pilotos da Marinha do Brasil (MB), 16 pilotos do EB e dois da FAB: o Tenente Aviador Matheus Albuquerque Brum de Souza, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1°/11° GAV) – Esquadrão Gavião e a Tenente Aviadora Mariana, do Esquadrão Harpia.

Para a Tenente Mariana, essa é mais uma oportunidade de se especializar na aviação de Asas Rotativas. "É uma possibilidade de agregar muito para a interoperabilidade. Foi algo marcante não só para mim, mas para as duas Forças, afinal Exército e Força Aérea precisam voar na ala", comentou.

O CPT visa capacitar o piloto a executar a progressão em voo tático, o deslocamento em voo de formação, conhecer os fundamentos do combate ar-ar, conhecer e praticar o tiro com o armamento axial do HA-1 (foguete e metralhadora), além de conhecer e participar do planejamento e execução de uma operação aeromóvel.

Ao longo do curso, que se estendeu por 11 semanas, foram ministradas instruções teóricas e práticas de Pilotagem Tática, Manobrabilidade de Fração de Helicópteros, Voo de Montanha, entre outras. O treinamento é todo realizado na aeronave Fennec Avex AS550 em diferentes ambientes.

A instrução continua em 2024 com o Curso de Piloto de Combate, considerado uma extensão do primeiro, visando habilitar o piloto ao comando de Seções, Pelotões e Esquadrilhas de helicópteros, no cumprimento de missões de combate, apoio ao combate e logística no âmbito da Aviação do Exército.

O Comandante do CIAVEx, Coronel de Artilharia Luiz Marcelo Chan Fock de Oliveira, comentou a formação de novo pilotos especializados. "A conclusão com aproveitamento de pilotos da Força Aérea e da Marinha do Brasil comprovam que estamos no rumo certo e todos poderão defender a pátria juntos, caso assim seja necessário", afirmou.

Foto: Tenente Aviadora Mariana / 7º/8º GAV; Exército Brasileiro